segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

101 coisas em 1001 dias | Pela Internê




Desde o ano passado, as listas de 101 coisas em 1001 dias se multiplicaram pela blogosfera. Fui fuçar as internês pra saber mais sobre o assunto.



O Day Zero Project acredita que definir metas de uma forma divertida e competitiva pode te ajudar a alcançar seus objetivos. A ideia, do Neozelandês Michael Green, começou com um post em seu blog, lá nos idos de 2003, em que ele listava 101 coisas para fazer em 1001 dias. A resposta foi tamanha que o post virou uma rede social baseada em listas de coisas para fazer - uma comunidade com um único objetivo: realizar metas.

Mudando a vida aos pouquinhos

A lógica é simples: Onde você quer estar daqui a 2.75 anos? Quem você quer ser quando chegar lá? Pensar em 101 coisas para fazer em 1001 dias é uma boa forma de se conhecer melhor e, principalmente, de descobrir como você pode se tornar melhor em 2.75 anos - e, dizem, é também uma boa forma de se arriscar mais, se tornar mais aventuroso e mais social. Parece um bom negócio tentar, né?



As regras

O que diferencia o 101 coisas em 1001 dias de todas as listas de resoluções que você fez antes? O primeiro aspecto é o tempo de duração. Um ano ou um semestre podem não tempo suficiente para realizar os seus desejos, então é bom ter mais tempo para "preparar" o terreno, bem como contar com a boa vontade climática. O segundo aspecto é a regra principal: Seja específico. Seus resultados precisam ser mensuráveis e/ou claramente definidos. Além disso, é importante ser realista (afinal de contas, você não tem tanta grana/tempo assim e quer completar todas aquelas tarefas irreais, não é mesmo?) e, mais ainda, que os itens na sua lista representem algum esforço de sua parte, ou então a brincadeira não tem graça, né?


Mantenha em mente:


  • A menos que você seja muito rico, não dá pra fazer tantas viagens quanto você gostaria. Leve a sério a regra sobre ser realista.
  • Você precisa completar uma meta a cada 10 dias, em média. É bom não confiar demais no tempo ;)
  • Uma boa meta pode demandar bastante trabalho extra. Quem já completou a lista sugere que você divida essa meta em ações menores.
  • Seja flexível - afinal de contas, você é seu próprio juiz, e cobrança demais vai acabar tirando a graça do jogo!
Se empolgou? Conheça um pouco mais sobre o projeto, bem como as diferentes listas que o Green propõe: http://dayzeroproject.com/


Fontes: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário