domingo, 15 de maio de 2011

Como usar: Meia Calça

As seções do bagunça ganharam mais um membro pra família. A Tag "como usar" foi incluída para facilitar a busca por posts mais informativos (que eu particularmente adoro fazer! São os meus preferidos).
O post de hoje foi um pedido de uma leitora/amiga querida, Anne. Aproveitando que o inverno chuvoso e nem tão frio de Salvador já tá aí, hoje vamos falar de meia-calça!

Meia calças são charmosas e deixam as pernas de foram quentinhas e sensuais. Serve também para adaptar um figurino mais ousado a um local que não "pede" tanta ousadia assim como no trabalho. Hoje em dia existem meias de vários tipos, cores e texturas. 
Mas, com tanta opção, como escolher a meia calça que devo usar? É simples, basta você considerar três aspectos: sua perna, o sapato e a roupa que você está usando e o seu estilo. Mas a principal dica mesmo é evitar o contraste entre os pés e a meia  pois isso "corta" a perna, portanto procure usar sapatos de cor próxima a meia para que sua perna alongue.

Meias Coloridas

Alerta sobre meias coloridas! Elas são cheias de personalidade e, portanto, não use se não estiver disposta a enfrentar os olhares curiosos. Uma vez uma amiga minha disse "Salvador não está preparada para a minha meia cor de rosa" e infelizmente ela está certa. Aqui as meias coloridas não são usadas com freqüência que nem em outras regiões do país (e em outros países!) e por isso mesmo causam um certo estranhamento. Mas veja bem, isso é só um alerta! Não deixe de usar algo que você gosta só porque outras pessoas podem não gostar. Meia calça colorida é linda e tá super na moda. Então se você tem atitude se jogue!

Branco, marrom, cinza, roxo e azul.
Meias de cores frias em sua maioria afinam a perna. A única excessão é a meia branca que engrossa. Repare que as meninas das fotos usaram sapatos e roupas de cores próximas. Esse truque dá um efeito de continuidade, como se tudo fosse uma coisa só. Aqui a regra é similar a das calças coloridas. Se quer destacar a meia use com cores opostas, se quer que ela apenas dê um toque de cor no figurino use com cores próximas.



Rosa, vermelho, laranja e amarelo.

Engrossam a  perna e portanto é preciso cuidado. Um truque bacana pra quem quer neutralizar a cor é usar duas meias que nem na segunda foto! Por baixo uma meia vermelha, por cima meia arrastão.  Se escolher um sapato com contraste prefira os sapatos fechados. Eles chamam menos atenção para a costura da meia e como não mostram as pontas dos pés dão a ilusão de que a perna é maior! Se for abusada e quiser usar sandália aberta e com contraste que tal se inspírar na última foto? Repare que ela usou uma blusa de manga da mesma cor da meia. De novo o efeito de continuidade que alonga silhueta! (o mesmo efeito tá na foto da menina de meia branca, repare).

Listras, quadriculado, xadrez, oncinha e flores.

Meias estampadas são bastante complicadas de usar se você não tiver perna fina e atitude em excesso! A unica excessão é para a meia xadrez, que como tem o fio mais grosso tem efeito similar a uma calça. Isso não significa que você vai sair só de meia por aí!  Mas permite brincar mais com comprimento de vestidos ou saias. (evite os shorts nesse caso porque ele corta esse efeito calça da meia). Use as meias estampadas com roupas sóbrias e sapatos fechados.  Ela é o destaque da produção, não use com nada que chame mais atenção que ela.  

Renda, coração, laços, poá e meia arrastão.
Sãs as mais fáceis de usar! Percebem que até então eu não indiquei o uso de meia calça com short correto? Pois com essas podem! E fica muito legal. Aqui vale tudo, saia, short, vestido, contraste. Isso porque esse tipo de meia não engrossa muito a perna (É claro que alguns desenhos engrossam um pouco mas como o fundo é preto acaba compensando). Para não abusar da informação use sapatos de cor escura, mais próximo das meias. Verde, azul, marrom, preto ou chumbo. Servem para todo estilo: das mais românticas as mais ousadas.

A preferida: meias pretas!
Eu amo meia calça preta! Deixa o visual clássico, chique e sexy! Serve pra todo mundo pois alonga a silhueta e emagrece a perna. Pode ser usada com todo tipo de roupa (inclusive em ocasiões mais formais como trabalho ou casamento - juro que pode!). A diferença aqui está no tipo de fio, as com fio mais fino deixam mais pele a mostra. As de fio 40 ou mais são mais grossas e melhor para ocasiões informais. O sapato segue a mesma linha das meias desenhadas. 



Existem ainda as meias divertidas que imitam tatuagem que nem essa aí do twitter. Mas isso é assunto para outro post!
E uma última regra: evite usar meia calça com roupas mais coladas. Por marcar demais a perna se você tiver pernão pode ficar vulgar. 

Onde comprar

Lupo
Riachuelo
Renner
Casas que vendam roupa de Ballet.

15 comentários:

  1. adorei o post, agora as meias calça estão voltando com tudo nessa época né? eu adooro
    tenho estampada, de renda, cores quentes e a básicaaaa, preta haha
    beijos


    www.semprenostrinques.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoreeeeeeei! ;D

    Mas, pelo que percebi, não é muito bacana deixar a costura da meia na pontinha do pé aparecendo numa sandália aberta, né? Nas fotos quase nenhuma ta com sapato aberto..

    Esse era o meu maior medo de errar!
    Obrigada, Má! Ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade pode sandália aberta se for da mesma cor da meia. Em outro caso é melhor não arriscar!

    ResponderExcluir
  4. adoreeei o post!
    ótimas dias... meias dão um up em qualuer visual!

    tá rolando sorteio lá no blog, participe.

    beijo,
    Gabriela Machado

    http://efusivamentedeselegante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adooooooro meia calça, principalmente com shorts, acho a combinação perfeita! Parabéns pelo post e pelo espaço, ele é muito moderno e antenado, já me tornei sua seguidora, quando puder dá uma passadinha no meu cantinho, está rolando um sorteio com mais de 20 itens! Seria uma honra, tê-la em meu espaço, fico te esperando!

    http://www.danisnaweb.com
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo carinho meninas! Eu também sou louca por meia calça e assim como a Gabriela acho que dá um UP no visual!

    :*

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de ver nos outros mas nunca testei..
    ainda mais que tenho pernas grossas, acho que chama muita atenção...
    beijoo
    http://julibalbina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Juli, você super pode usar meia calça!
    Eu também tenho pernas grossas, e aposto MUITO nas meias opacas fio 40. Tenho azul ecuro e preta. Vestem bem, não aumentam a perna e são quentinhas (pero no mucho). Aproveita que meia calça é algo baratinho (nunca paguei mais de quinze nas minhas) e experimenta!

    ResponderExcluir
  9. Nossa adorei todos os look cada um mais bonito que o outro!!! Adorei principalmente porque amo meia calçaa!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, possuo uma loja virtual especializada em meias de várias marcas e modelos para todas as idades. Visitem: http://www.mysocks.com.br. Espero que gostem! Abraços, Ricardo Vaz

    ResponderExcluir
  11. Muito legal, amei as de cores quentes. Tenho só duas meias(preta e cor da pele)e amei o resultado. A preta é bem grossa e mesmo assim vestiu bem as minhas pernas finas hi hi! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas são maravilhosas já que sou fã da meia calça.Parabéns

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber se o meu modelo de roupa combina com a minha meia arrastão.... a minha meia é florida por tanto preta ,chamativa e é so até a canela e não até os pés , eu vou usar um shot jeans , com pequenos detalhes marões ,e a blusa marrom comprida até o pulso porem colada , e pra finalizar um salto marrom claro com bolinha marões escuro bom eu me vesti e gostei , mas adoro saber opiniões por isso , por favor façam um pequeno esforço e imaginem o meu look ......

    ResponderExcluir
  14. sou baixinha posso usar meia calça?

    ResponderExcluir