quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Curtas-metragens | Pipoca


Sempre curti cinema, mas do meio do ano passado pra cá, desenvolvi um interesse especial por curtas-metragens. Como espectador comum, habitua-se tanto a dividir a atenção entre blockbusters americanos e dramas europeus que muitas vezes se esquece que boas histórias podem ser contadas em pouquinho tempo. Assim, resolvi falar hoje sobre três curtas de que gosto muito:


Eu não quero voltar sozinho (2010) 

Acho que é um dos curtas mais bonitos e delicados que já vi. Conta a história de Leonardo e Giovana, dois adolescentes cujas vidas mudam com a chegada de um novo colega de escola, o Gabriel. Ciúmes e sentimentos retratados de uma forma super doce. Nacional.




Medianeras (2005)
A temática deste curta argentino acabou se expandindo em um longa-metragem homônimo em 2011. Aqui, Mariana e Martin são dois jovens solitários divididos pelas paredes vizinhas e por tudo o que deveria uni-los, numa sociedade extremamente conectada.
O curta estava disponível no youtube, mas foi retirado do ar. Fica o trailer do longa, só pra vocês ficarem com vontade.




Vinte e cinco (2002)
Escrito e dirigido por Maria Ribeiro e com elenco e trilha sonora famosos, vinte e cinco é uma boa história. Malu, aos 25, volta à casa de sua infância para se despedir desta antes de entregá-la aos novos donos, e se confronta com o peso dos anos. 
 Dá pra ver aqui no Portacurtas



Espalhadas pelo ar (2007)
Uma mulher presa em um casamento infeliz e três meninas que se escondem para fumar. Relacionamentos, idades e visões de mundo confrontados com uma beleza ímpar. Se não bastasse, foi feito com uma equipe inteira de marinheiros de primeira viagem. É incrível, e também nacional.




A antiga coluna No escurinho do cinema chama agora Pipoca. Por ser um nome menor, acho que ele talvez funcione melhor.

3 comentários:

  1. Ei!!! Adoro curtas também, ainda mais quando eles são super criativos. AMO Eu não quero voltaro sozinho, devo ter assistido umas milhares de vezes. Tinha ouvido falar de 25, mas não tinha assistido. Gostei também. Com um tempinho, vejos os demais.
    Valeu pela lista! :)

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia nenhum, todos são muito legais.

    Ando meio away dos filmes fantasiosos ultimamente e ando me surpreendendo com a quantidade de material nacional de qualidade com essa pegada mais "vida real".

    Eu faço aquilo que um dos caras comentou nos créditos do "Vinte e cinco", de escrever cartas pra mim mesmo no futuro. Ainda não li nenhuma e nem lembro o que escrevi.

    Talvez aos 25 eu as leia...
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, que legal isso de você escrever cartas! Apesar de já ter visto em vários lugares, nunca pensei em fazê-lo de fato. Tenho uma prima que escreve toda virada do ano, logo depois de ler a do ano anterior. Acho uma mecanica bacana, também (:

      beijO!

      Excluir