terça-feira, 6 de setembro de 2011

Marcha das Vadias | Salvador




Quem me segue no twitter viu que essa semana saiu um texto meu na Revista Só, falando sobre estupro. O texto vem parar por aqui jajá, mas, antes, eu queria aproveitar o gancho para falar sobre a marcha das vadias, que, pelo que soube, vai acontecer de novo aqui em Salvador amanhã, 7 de setembro. Ok, você não tá entendendo PN, e quer saber porque nós, mocinhas de família, devíamos nos inteirar da existência da marcha das vadias...

Seguinte: a Marcha das Vadias – ou slutwalk – começou em Toronto, no Canadá, depois de uma declaração de um oficial da polícia da cidade em uma universidade. Na ocasião, ele disse que as mulheres deviam evitar se vestir como vadias, para que não se tornassem vítimas de estupro e abuso sexual.

Tá, faz sentido, se você não provoca, você não corre riscos... Não, né? A Marcha das vadias é uma passeata para lutar contra esse tipo de machismo e preconceito que culpa as vítimas de abusos sexuais, e não seus agressores. Mais que isso, é também um movimento pela liberdade feminina – desde liberdade de se vestir como quiser até liberdade de dormir com quem quiser, sem ser taxada pejorativamente por isso.

Por que você não pode usar a saia que quiser e aquele seu vizinho nojento pode andar por aí sem camisa? Por que você não pode mudar de parceiro sexual quando bem entender, mas seu irmão tem todo o direito de pegar quantas menininhas quiser? Be free, baby ;)

Se quiser entender mais sobre a Marcha das Vadias, alguns links que podem ser úteis:

Blogueiras Feministas: Slutwalk – a marcha das vadias
Luluzinha Camp: A Marcha das vadias

Ah! A propósito, a Marcha das Vadias de amanhã tem a concentração marcada para 08:30, no TCA. Não vai dar pra eu ir, mas quero ouvir os relatos de quem for ;)

Um comentário:

  1. Marcha das vadias. Também conhecida como: Marcha do por favor cada um que cuide de sua vida e me deixe em paz cuidar da minha. Apoio.

    ResponderExcluir