sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projeto verão

Lá vou eu me meter a falar de mais um assunto polêmico - mas pode ficar tranquila, nada de mamilos por aqui ;)


Dieta. Ultimamente surgiu um burburinho sobre o assunto à minha volta, e vi várias pessoas cortarem todos os carboidratos de suas vidas, um punhado de pessoas entrarem pra seita fazerem Ravena e blogueira famuósa pedir desculpas no twitter por comer chocolate. A gente já falou aqui no bagunça que defende seu direito por escolher seu posicionamento sobre seu corpo. Se você quer se assumir plus size, ok. Se você quer viver de dieta, ok também. Mas, gata, vamos com calma, tá?

Em toda santa revista feminina, entrevista de nutricionista, programa de TV e o diabo a quatro que fala sobre o assunto vemos a mesma afirmação: O importante é se manter saudável. É. Perder peso até pode fazer parte da sua agenda, mas pode cortar aquela idéia maluca de jejuar duas vezes por semana, viver de luz ou se alimentar só de chá. Isso não está certo. Não pode estar.

Considerando que você não tenha problemas genéticos, hormonais ou esteja acima do peso por questões medicamentosas – oi, corticóide! – e, ainda assim, quer fazer dieta, é muito provável que esteja se alimentando errado. E isso dá pra resolver. O que não dá é pra comer McDonalds três vezes na mesma semana, gata. Eu sei porque já estive neste lugar. E, como boa menina que cresceu troncudinha e cuja mãe volta e meia estava de regime, fui exposta a alguns... caham... Conhecimentos sobre o assunto. Por essas e outras tenho que assumir que sou partidária da reeducação alimentar. Sim, fazer a dieta do chá é mais rápido. Sim, passar dias à base de saladas e proteínas ajuda bastante. Sim, tomar só sopas vai te fazer perder aqueles 3kg em sete dias. Mas e depois? Dieta emergencial é só dieta emergencial, gente. Depois a sanfona volta.

Mas, vamos lá. Assumindo que você realmente se alimente mal. Muito fast food, muito doce, muitos carboidratos, muitos refrigerantes e tudo sempre na hora errada. Vamos brincar de Organizar as refeições? Tente mapear os horários em que você sente mais fome, e se alimente preferencialmente neles. Lembre da regra do comer mais vezes ao dia para comer em menores quantidades.

Pronto. Com seu Schedule prontinho e indicando para você se alimentar entre quatro e cinco vezes ao dia, é hora de internalizar algo muito simples: Não há dieta sem fome/desejo. O truque é você passar o mínimo de fome possível entre uma refeição e outra e que se alimente sempre na hora certa e com as coisas certas. O que nos leva ao próximo ponto: Faça escolhas inteligentes. Esse, aliás, é o ponto crucial para que a Dieta @anyvalette reeducação dê certo. Se baseie na pirâmide nutricional e escolha as coisas mais importantes. Tire os excessos do seu cardápio. Vá diminuindo os restantes aos pouquinhos. Com o tempo, você se habitua a comer menos e pode ir diminuindo as porções.

Para mim, a parte mais interessante e, ao mesmo tempo, mais difícil das dietas são as estratégias. Sim, porque é preciso que você monte estratégias, sobretudo para minimizar os impactos negativos da dieta. E aqui vale lançar mão desses conhecimentos empíricos que a gente traz da vida: Beber muita água, por exemplo, aumenta a sensação de saciedade e, de quebra, faz bem pra pele. Substituir sobremesas por frutas, já que também são docinhas e menos calóricas. Comer um pratão de salada (de preferência sem molho) antes do almoço e da janta. Adotar barrinha de ceral ou Suco como opções mais saudáveis e menos calóricas para a hora do lanche. Cortar o refrigerante. Dizem que escovar os dentes várias vezes ao dia ajuda a não ficar com fome. Tem gente que curte se dar o Fim de semana livre (Eu ficava com medo de pôr a semana toda a perder e me dava o sábado relaxado e o domingo livre.). E, ao menos no meu caso, o mais importante: Não descontar a ansiedade na comida (Eu sou fã de fazer isso. Tanto que, quando seguia à risca minha estratégia de emagrecimento, perdi 5kg com uma grande facilidade, e mantive durante um bom tempo, quase chegando ao peso que eu considerava ideal. Mas foi só vir o fim de semestre que... opa :/)

De toda sorte, o ponto principal é que voltar para os eixos e comer de forma mais saudável pode resolver metade dos seus problemas com a balança. Com um pouquinho de esforço para fechar a boca, você resolve a outra metade. Daí é só fazer exercício físico e partir pro abraço. Se nem se alimentando certinho funcionar, tá na hora de procurar um nutricionista. 

(Volto pra dieta dia 15. Até lá, continuo descontando a ansiedade de fim de semestre na comida :/ )

Fotos: Reprodução

3 comentários:

  1. eu sou tão a favor da ideia de escovar os dentes pra afastar a fome - fico enjoada HORAS durante horas, não há BK9 que me tente!

    ResponderExcluir
  2. A gente pode comer de tudo, só que de forma moderada! Devemos fazer uma reeducação alimentar ao inves dessas dietas restritivas q não estão com nada!

    Meninas, alem do frufru fiz um novo blog de emagrecimento, deem uma olhadinha:

    http://entrandonagarrafa.blogspot.com

    ResponderExcluir