sábado, 2 de julho de 2011

Como limpar seus pincéis


E cá estamos nós, voltando a falar de make. Mas dessa vez não é pra ensinar nenhum tutorial (em breve, quem sabe?). Mas é pra falar de uma coisa muito importante: a limpeza dos pincéis.
Apesar de ser algo extremamente simples muita gente esquece ou não sabe como fazer. Um pincel sujo faz com que as cedas estraguem rapidamente. E se for mal lavado pode acumular fungos e bactérias que fazem mal a pele.
Uma boa lavagem, além de fazer com que o pincel dure mais, evita que resíduos de produtos se misturem com o que você tá usando. Se você quer usar uma base mais clara pra fazer um efeito de luz, mas o pincel está sujo o efeito pode ficar bem longe do esperado!


Para Lavar

Como eu disse lá em cima: é bem simples! Lave seus pincéis e esponjas com xampu ou sabonete liquido neutro. Não entupa de condicionador a fim de deixar as cedas mais macias. Pincel não é cabelo! Ele não precisa ser hidratado. Você pode usar bem pouco se o pincel tiver muito duro. Enxague bastante em água corrente, de preferência fria. Se for preciso enxague de novo mas não deixe resíduo no pincel!
Se você não confiar no xampu ainda tem a opção de usar uma "Solução para limpeza de pincéis" . A Mac tem uma mas é bem carinha, cerca de R$ 100,00. 


Para secar:

A Sigma lançou esse porta pincéis que ajuda na secagem. Não usei e não conheço ninguém que tenha usado, mas os produtos da sigma são bons então acho que vale a pena testar (se você tiver dinheiro pra gastar)!  Além de deixar secar ao natural (no min. 24h viu gente?) você tem a possibilidade de secar com papel toalha ou secador. Se optar pelo papel toalha use vários para não deixar o pincel úmido e, por garantia, é bom deixar umas 2 horas sem guardar! Se preferir usar secador não deixe o ar quente demais. Seque no sentido das cedas para que nenhuma se quebre.


Dicas:

Lave os pincéis a cada 20 dias ou a depender da frequência de uso. Os de base e corretivo precisam ser lavados com mais frequência do que os de pó e sombra. 
Antes de guardar os pincéis retire o excesso de maquiagem. Isso faz com que a limpeza dure mais tempo. Basta passar em papel toalha ou dar pequenas batidinhas.
Não use pincéis de outras pessoas. Tenha sempre os seus em mãos!
Guardar com cuidado também aumenta a vida útil do pincel! Nada de deixar as cedas amassadas!

Atenção: Por mais que a gente cuide pincel tem prazo de validade! Fique atenta aos seus e troque-os quando achar necessário!

2 comentários: