domingo, 12 de junho de 2011

No escurinho do cinema | Feliz dia dos namorados

Cena de Diário de uma paixão



O amor está no ar no Brasil durante esse fim de semana! Aqui, comemoramos o dia dos namorados em 12 de junho e para celebrar data tão romântica, assistir a um filme, de preferência bem romântico, ao lado da pessoa amada, seja no cinema ou em casa mesmo, cai muito bem. Mas eis que, diante de tantos filmes com a temática, quais os melhores e/ou mais adequados para a ocasião? Especialmente para o Bagunça, fiz uma lista com dicas de alguns filmes. Aproveitem e feliz dia dos namorados!

1. Apenas Uma Vez (Once, 2006) – um filme simples, feito com baixo orçamento, mas incrivelmente lindo e sensível, e ainda conta com uma maravilhosa trilha sonora! Em Dublin, na Irlanda, um músico de rua que não sabe ainda a dimensão de seu talento, conhece uma jovem que é nova na cidade. Sendo a paixão pela música comum entre os dois, reconhecem e apreciam o talento um do outro e procuram se ajudar mutuamente.

2. Amor e Outras Drogas (Love and Other Drugs, 2011) – filme que estreou esse ano nos cinemas, com Jake Gylenhaall e Anne Hathaway como casal romântico, o filme não fica só no romance e, apesar de alguns elementos bem clichês, inova ao abordar o tema do Mal de Parkinson e o poder e influência da indústria farmacêutica, ainda que de maneira bem leve. Jamie, é o típico galã conquistador que sabe de seu “talento” e não hesita em usá-lo para conseguir o que quer, principalmente para conseguir um emprego realmente bom no ramo da indústria farmacêutica. Maggie também não quer se prender a ninguém – mas por motivos diferentes e mais contundentes do que os de Jamie. Apesar de jovem, sofre do Mal de Parkinson, o que a deixou muito insegura e desacreditada, principalmente sobre relacionamentos. Engraçado e envolvente, o filme compara o amor às demais drogas que nos rodeiam e a sua influência sobre as pessoas.

Clique abaixo para ler mais.



Cena de "Um beijo roubado"

3. Amor à Distância (Going the Distance, 2010) – com uma das mais queridas atrizes do cinema atual, Drew Barrymore, e Justin Long (que já foram namorados na vida real), essa foi uma das mais divertidas comédias românticas que já vi nos últimos anos. Com o diferencial de um roteiro completamente possível, sem encontros mirabolantes nem situações improváveis, o filme ganha pontos também com o carisma e química dos atores principais e também de todo o elenco. Erin e Garrett se conhecem em Manhattan e o que era pra ser apenas um romance de verão desperta algo a mais nos dois quando Erin tem que voltar para terminar os seus estudos em São Francisco. Eles decidem, então, manter o relacionamento, mesmo à distância – que é uma situação que também ocorre a muita gente e que traz muitas dúvidas a respeito da longevidade do namoro. O filme retrata isso muito bem.

4. Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights, 2007) – Norah Jones e Jude Law fazendo um par romântico, foi o que me chamou mais atenção para ver esse filme – depois dele já ter sido indicado várias vezes. E ela não faz feio, embora, seja muito melhor como cantora. Elizabeth, personagem da Norah, descobre, ao conversar com Jeremy (Jude), dono de um pequeno café, que seu namorado a traía, indo lá com outra mulher. Elizabeth, então, resolve abandonar o namorado e dá a Jeremy as chaves de casa, para que sejam entregues ao ex., mas ela mesma resolve voltar ao café para conversar com Jeremy, em visitas que se tornam mais freqüentes, até que os dois sentirem-se atraídos um pelo outro. Apesar disso, Elizabeth resolve partir para uma grande viagem de descobrimento pessoal pelo país, mandando ocasionalmente para Jeremy cartões postais e conhecendo várias pessoas que fazem a diferença nessa viagem. Outro filme singelo, mas muito bom. Elenco de primeiríssima, contando com Natalie Portman e Rachel Weisz.

5. Diário de uma Paixão (The Notebook, 2004) - Adaptação do ótimo Nicholas Sparks, autor best-seller cujos livros viraram adaptações muito boas e ainda vão figurar muito nessa lista! Diário de uma Paixão começa numa clínica, onde Duke, um interno que, apesar de aparentar estar muito bem de saúde, freqüenta a clínica e faz questão de fazer companhia a uma senhora, contando-lhe a história de amor e desencontros entre Allie Hamilton e Noah Calhoun. Roteiro, direção, fotografia, atuação, tudo nesse filme funciona de uma maneira maravilhosa. De uma força incrível. Tão certo que Rachel McAdams e Ryan Gosling, os atores que interpretam o casal romântico, tiveram um relacionamento fora das telas.

6. Um Amor para Recordar (A Walk to Remember, 2003) – mais uma adaptação da obra de Nicholas Sparks, esse filme também tem um poder de comoção incrível, apesar de parecer “inofensivo” e da produção que nem teve um custo tão alto. Shane West (uma pena não vê-lo com mais freqüência nos filmes atuais) é Landon, o popular rebelde da escola que vê seu comportamento inconsequente lhe render quase uma expulsão ao participar de uma “brincadeira” de mau gosto que põe em risco a vida de um colega. Ao invés disso, o diretor lhe impõe um ultimato: Landon irá prestar serviços comunitários e participar de atividades como o clube do teatro, como forma de fazer o garoto mudar de atitude. Durante esse “castigo”, Landon se aproxima de Jamie (Mandy Moore, outra sumida), a filha do pastor local que é muito religiosa e tem uma “fé inabalável.” Muito lindo mesmo – e com uma ótima trilha sonora, composta em parte também pela Mandy Moore.

7. Querido John (Dear John, 2010) – Querido John traz como casal Amanda Seyfried, cuja carreira deu um grande salto recentemente, e Channing Tatum, mais conhecido por seu trabalho em “Ela Dança, eu danço”. A história é sobre um soldado que se apaixona por uma estudante universitária durante seu período de licença. Após esse período, ele decide que vai retornar ao seu posto, e os dois trocam cartas durante esse tempo, apesar da distância, do tempo, e da saudade.

8. Antes que Termine o Dia (If Only, 2004) – Em um dia como outro qualquer, Ian já acorda com o pensamento no trabalho, sem dar muita atenção para sua namorada, Samantha, que, por sua vez, não poupa nas suas demonstrações de amor para ele. O dia, no entanto, vai de mal a pior e tem um fim trágico. Ao acordar, no entanto, Ian descobre que tudo não passou de um sonho, e que tem a chance de fazer tudo dar certo dessa vez. Muito lindo, e muito importante para refletirmos que não basta amarmos as pessoas, temos que demonstrar, e que isso é possível mesmo com as atitudes mais simples

9. P.S. eu te amo (P.S. I Love You, 2008) – Holly é casada com Gerry, por quem é completamente apaixonada. Porém quando Gerry morre devido a uma doença Holly entra em profunda depressão. Mas o que ela não esperava era que, imaginando que isto poderia acontecer, Gerry deixou diversas cartas para ela antes de morrer. Cada uma delas busca guiar Holly no caminho de sua recuperação, não apenas pela sua perda mas também de sua própria redescoberta. Todo lindo. Hilary Swank provando mais uma vez que é uma excelente atriz e Gerard Butler também conquistando de vez o público.

10. Como se fosse a primeira vez (50 First Dates, 2004) - Henry (Adam Sandler!) é um veterinário que vive no Havaí e é famoso pelo grande número de turistas que conquista. Seu novo alvo é Lucy (Drew Barrymore, mais uma vez encantando), que mora no local e por quem Henry se apaixona perdidamente. Porém, Lucy sofre de falta de memória de curto prazo, o que faz com que ela rapidamente se esqueça de fatos que acabaram de acontecer. Outro filme que mistura romance e comédia de maneira que deu muito certo!

Cena de Como se fosse a primeira vez


No cinema, a estréia recente especial para o dia dos namorados, Namorados para Sempre (Blue Valentine). Mas, embora filme tenha sido liberado para estréia no Brasil especialmente para essa data comemorativa, o filme não é do mesmo tipo que os anteriormente mencionados. Indo na mesma vibe que Foi apenas um Sonho (Revolutionary Road, 2008, com o mesmo casal de Titanic), o  casal vivido por Michelle Williams e Ryan Gosling tenta descobrir o que aconteceu com o amor dos dois, outrora tão forte.
 Sem falar nos clássicos: 10 coisas que eu odeio em você, Dirty Dancing, Romeu e Julieta, Uma Linda Mulher, Um Lugar Chamado Nothing Hill, E se fosse Verdade, o nacional Lisbela e o Prisioneiro... É pra se apaixonar!

Um comentário:

  1. Aiii, tanto filme bom passando no cinema, otimo pra esse climinha com chuva ficar juntinho! Adorei a dica!
    Falando sobre o delineador... Super concordo Any, esse mudo ta perdido. Hahaha

    ResponderExcluir