domingo, 27 de março de 2011

Carta da Editora | #serblogueiro (ou como nascem as pautas do bagunça)

Eu já queria fazer esse post tem um tempo mas, ultimamente, a vontade veio crescendo. Crescendo devido a "desvalorização" que algumas pessoas fazem sobre moda, sobre blogar, sobre o nosso trabalho aqui ou o trabalho de outras pessoas. Por "valorização" não quero dizer necessariamente fama, mas reconhecimento. E hoje com o polêmico post no p4fashion , que concordo em muitas coisas e discordo em outras tantas, encontrei o que precisava para escrever coisas que já pensava antes (Any até comentou as opiniões dela a respeito, lá no nosso twitter).


Quando eu vou atualizar a planilha de pautas do bagunça, geralmente aos domingos, minha família já sabe que vou entrar em um mundo paralelo. O prédio pode desabar e não percebo. Isso porque é exatamente aí que entra todo o trabalho de pesquisa para decidir o que deve ser publicado e o que não deve. Antes de vim para internet primeiro sento na minha cama e pego minha pilha de revistas e catálogos de lojas, já marcadas com milhares de post-it. Anoto tudo o que me interessa. Daí recorto as imagens que ilustram coisas que me inspiram para colar no meu caderno de referências, hábito que tenho desde pequena. Só então minhas atenções se voltam para o computador. Nele procuro ler outros blogs, futuco tumblr, we heart it, lookbook etc. Salvo todas as imagens legais que encontro (você pode ver algumas delas no meu tumblr), como uma extensão do caderno de referências do papel. Aí sim decido o que vou falar durante a semana, o que fica pro mês que vem, o que não vale a pena. E os post surgem.
Porque estou contando isso? Para que outras pessoas entendam o trabalho que é escrever, com qualidade, por aqui. Tem que gostar muito do que faz pra manter o ritmo, tem que acreditar no que escreve. Não é um simples capricho. É óbvio que a gente quer que as pessoas leiam e comentem, mas queremos principalmente a satisfação pessoal. E é por ela que a gente dedica horas, sim horas, dos nossos dias.
Aí vem você, jornalistão, que escreve sobre política, que é critico de música, cinema, whatever, e me diz: "vai falar de política então, pra que escrever sobre futilidades?". E eu respondo pra você, que tem mente limitada, quando você fala de política fala também de moda. Vai ler Lipovetsky em "O império do efêmero", vai pesquisar, vai entender antes de sair por aí falando mais do que deve. Se fosse algo tão fútil que qualquer um poderia falar todo mundo estava escrevendo!
Blogar requer dedicação, paciência, pesquisas e muito mais coisas que o simples ato de escrever. A gente não tá aqui buscando auto promoção, convites para coisas legais ou brindes.
Com o bagunça e pelo bagunça muitas coisas da minha vida pessoal e profissional modificaram. Acho que fui amadurecendo junto com o blog e isso foi abrindo portas e dando a gente o reconhecimento pelo nosso Trabalho. Isso mesmo, trabalho! Porque blog é paixão, mas também dá um trabalhão!

- Postagem não só em colaboração com o manifesto Blogagem Coletiva, mas também como um desabafo entalado na garganta. Porque ser blogueiro também é ter liberdade para manifestar suas opiniões!
- Para conhecer outras blogueiras que também levam esse trabalho a sério entra na página "outras bagunças". Tem muitas meninas lindas, inclusive da Bahia, que não estão pra brincadeira!

9 comentários:

  1. A--P-O-I-A-D-Í-S-S-I-M-A, Má! Ser blogueiro dá trabalho e requer MUITA paixão, sim senhor!
    Façam o favor de respeitar!
    E eu (L) o bagunça ;)

    ResponderExcluir
  2. Ai molher, meu post não foi polêmico não! Só tu e uma leitora que não se identificou que não concordaram com algumas coisas, ai me falaram. Adorei o post! Realmente na Bahia tem blogueiras ótimas, conheço algumas que adoro.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana seu post fiquei um ano sem mostrar a cara no meu primeiro blog por vergonha e medo do preconceito das pessoas, muita gente acha futil, bobo e minha profissão não tem nada a ver com moda, mas gosto de me vestir bem e falar sobre coisas do universo feminino o blog me ajuda a trocar informações e agora assumi um de vez e resolvi mostrar as caras

    beijinhos

    www.saiadesalto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. concordo em algumas coisinhas, legal o seu ponto de vista :) não conhecia o seu blog e adorei o nome, me identifiquei hahahaha

    beijo! =*

    ResponderExcluir
  5. Maior trabalhão né?! Pena ter tanta gente desvalorizando os trabalhos das blogueiras. =/
    ótimo post Má. Tomara que as pessoas leiam e valorizem mais.
    beijinhos

    www.potinhoscoloridos.com

    ResponderExcluir
  6. Concordo, Marilia! Blogar dá trabalho, mas é um trabalho tão prazeroso que a gente faz com MUITO gosto.
    Sua postagen está quase em sintonia com o que a Jana Rosa falou no AQSR e polemizou mesmo.
    http://bit.ly/eDaOEh

    ResponderExcluir
  7. Parabéns querida!!! Adoorei seu blog e já estou te seguindo.

    Bjinhuxx
    Talita
    mundodataly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Lindos, obrigada pelo apoio.

    E Teo eu li esse post hoje, pouco antes de ler seu comentário! Acho que é aquela coisa do ideal coletivo, muita gente pensando a mesma coisa e aí ontem com o manifesto acabou expondo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Má! Achei seu blog pesquisando foto de bandeirolas de São João (pra uma news) e cheguei até este post. E gostei MUITO. Realmente ser blogueiro é uma paixão, cada qual tem a sua... O problema é que as pessoas não conseguem respeitar aos outros. Gostei muito, você diz o que muitas (os) pensamos. Um beijo!
    Camila
    http://camilaalemany.blogspot.com/

    ResponderExcluir