quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Wannabe Ombré

Como segunda contribuição ao blog, o Hair Stylist do Stud1um e educador da Matrix João Coscardo fala um pouco sobre a técnica ombré e traz um passo-a-passo para alcançar o melhor efeito nos cabelos.




Hippie e Rocker


A moda trouxe de volta o contexto criativo que vigorava desde o fim dos anos 60 aos anos 90. A liberdade e a boemia vigentes trouxeram um estilo de vida leve e despretensioso. Se na época hippie as mulheres não eram tão vaidosas e preferiam cabelos naturais e aos ventos, hoje a proposta é aproveitar esta naturalidade e este ar clean, mas lançando mão de todos os cuidados possíveis para os fios.


Essa atitude descontraída tem sido Hit nos salões internacionais e brasileiros, desde que resolveu-se dar uma repaginada nas já famosas mechas californianas. Saindo do visual clássico das pontas queimadas pelos sol, temos agora um clareamento que começa no meio dos fios, e que traz as pontas cada vez mais contrastantes em relação à raiz. Você já viu esta técnica por aí: estamos falando da Dual Tone ou na versão francesa, como ficou mais conhecida, Ombré.


Quem primeiro se adaptou à tecnica foram a atriz americana Drew Barrymore e a apresentadora inglesa Alexa Chung.


Para um bom resultado, é essencial que a técnica seja feita de forma cuidadosa, e que se trabalhe sempre com dois tons diferentes, para um degradê leve e sem manchas. O retoque deve ser feito a cada quatro ou cinco meses, lavando com um xampu neutralizador de tons amarelos¹ uma vez por semana. O condicionador pode ser trocado pela máscara de tratamento² e é bom aplicar um leave in para manter os fios hidratados.


A técnica é democrática: pode ser feita em homens e mulheres, e pode ganhar roupagens mais clássicas ou mais radicais, ser claríssimo ou mais escuro, iluminando os fios castanhos discretamente, variando do chocolate e caramelo ao louro camomila e ice platinium. O serviço custa em média de R$ 220 à R$ 350.


Para valorizar a cor dos fios, é preciso apostar num corte com mechas degrafiladas, para dar leveza à expressão. Se quiser usar franja, tente algo entre o nariz e o queixo, mas sempre respeitando o formato de cada rosto. Não importa seu estilo: discreta, sofisticada ou rocker, a nova técnica é bem versátil, podendo ser feita em qualquer comprimento ou cor de cabelo.

 

 
Passo a passo da técnica ombré ou dual tones

Divisão

                                                                     
1.        Crie uma seção triangular na parte frontal da cabeça, de uma extremidade à outra das sombracelhas, e prenda com um grampo
2.        Faça uma linha na vertical da ponta do triângulo até a parte central da nuca
3.        Crie seções de quatro cm a partir das laterais da seção triangular, até a nuca e prenda-os com grampos.

Aplicação Produto


1.        Faça subdivisões de um cm na diagonal em cada seção.
2.        Na primeira subdivisão, faça mecha costurada e fina, aplique a fórmula clareadora
3.        Na segunda subdivisão, irise do meio até a raiz e aplique o pó clareador do meio até as pontas.
4.        Na seção triangular da parte frontal, os papelotes deverão ser postos, também na diagonal, da direita para a esquerda ou vice-versa
5.        Use essas técnicas em todas as seções


Um abraço, 
João Coscardo

¹ Recomedo o uso do xampu So Silver, da Matrix
² Recomendo o uso da máscara ColorCare, da Matrix

2 comentários:

  1. amei. eu ia dizer que quero pra mim.. mas minhas luzes vencidas há meses já estão tão ombré! haha (ao menos é o que minha vai dizer quando eu pedir o finaciamento)

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive, justamente pro causa de luzes que cresceram, e achava lindo. Mas agora enjoei da técnica!

    ResponderExcluir