domingo, 7 de novembro de 2010

Luxo? Quem não quer?!



Marketing de Luxo é um tema bastante amplo e acho que se eu fosse abordar todos os tópicos referentes, eu teria que fazer muitos posts. Então vou focar num aspecto que acho bem interessante e que acredito ser um dos fatores que faz o marketing de luxo ser o que é: branding.
Produtos são considerados de luxo não apenas pela sua qualidade, mas, principalmente, pela marca que eles carregam. Quando aquelas mochilas em formato de saquinho da Nike foram lançadas há uns anos, viraram mania e objeto de desejo bem rápido. Sim, eles são práticos, unissex, cabe um monte de coisa dentro e você leva pra qualquer lugar, além de serem resistentes. Mas pense um pouco: se não fosse aquela marca tão conhecida estampada na mochila, você ia ficar meio indeciso sobre a compra. Afinal, é só um saquinho e tem muitos outros modelos semelhantes por aí. E, claro, mas baratos.
Aliás, é essa marca que faz muitos produtos serem tão caros. Quando você adquire um produto da Nike, você não está levando apenas uma mochila, um tênis ou um casaco. O que vai é a marca. No caso específico da Nike e de muitas outras, basta aquela marca. Não precisa de um nome assinando, todos já conhecem aquele desenho e automaticamente fazem a associação.
Aos compradores de produtos de luxo, preço não é, diretamente, um fator que pese na aquisição. É esse, principalmente, o trabalho para o profissional que atua no mercado de luxo. Associar a marca a um produto de qualidade e que traz status é essencial. Aquelas que já atingiram esse patamar (Louis Vuitton, Chanel, Dior, Armani e a brasileira Daslu) são sempre lembradas por essas características. Se você adquire uma bolsa Prada, você não se pergunta se é um produto bom. Você simplesmente sabe que é, porque é Prada. Quando uma marca chega aí, é porque o marketing também está trabalhando direitinho. E esse mercado é extremamente fechado e caro em todos os aspectos.


Meu nome é Camila, mas quase todo mundo me chama de Cami, tenho 21 um aninhos (apesar de muitos me darem 17) e acho o blog das meninas lindo! Sou estudante de marketing e tenho um blog só pra falar do assunto. Sempre gostei moda, mas meu estilo é básico. Não me apareçam com lantejoulas, penas e afins que eu tenho horror. Mas sou adepta do básico colorido, meio diferente, aquele que tem um detalhe que faz ele não ficar sem graça. Sou louca por sapatos, principalmente sapatilhas e Melissa. As lojas que mais amo são Hering, Siberian, Luigi Bertolli, Jelly, Arezzo e, minha nova paixão, a IO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário