segunda-feira, 3 de maio de 2010

Minha outra bolsa é Channel - e minha moda, hi-low.

O post de hoje é a primeira colaboração que o Bagunça recebe. Estão prontas?

---

Olá pessoas que olharam o título e pensaram em nem ler o post porque não sabem o que é moda hi-low. Eu explico rápido: a moda hi-low é o diminutivo da palavra high-low, que significa misturar no figurino peças de roupas de grife com peças mais baratas (fast-fashion), na idéia de criar um equilíbrio visual. Lógico que o intuito principal dessa idéia é de diminuir a ditadura da moda cara das grandes grifes, aquela idéia de que você só estará bem vestido se estiver usando Prada (ou das similares, depende do seu conceito do que é caro e barato).


Aí o que acontece, essas grifes luxuosas que não são bestas nem nada e não quiseram ficar de fora, vendo que essa moda poderia comprometer a imagem delas (não digo nem comprometer nas vendas, porque essas lojas têm tanto poder de persuasão que já são quase auto-suficientes, alguns a menos que deixassem de comprar em nada influenciariam no orçamento anual deles), já que seria uma moda que eles não entrariam com a artilharia pesada de peças e acessórios, resolveram usar o conceito de moda high-low de maneira que os favorecessem.





A idéia que eles passavam era basicamente essa: não importa se a sua camiseta regata é da C&A, desde que a sua bolsa seja uma Hermès (o C&A foi mais uma maneira de abrasileirar o conceito). A partir daí dá-lhe divulgação e propaganda desse conceito distorcido da moda high-low. Depois daí vem as famosas que aderem a idéia e consequentemente as revistas, os blogs (e etc), que tomam-lhe a divulgar isso. Pronto, está criada agora a ditadura da moda high-low, onde os acessórios caros acabam se tornando obrigatoriedade entre os fashionistas. Você que estava feliz se sentindo participante da moda criando looks incríveis sem gastar tanto já não tem motivo para ficar tão feliz assim, sinto muito, mas você foi excluído da moda high do high-low, você agora é só low.


Ôpa, mas agora é que vem a novidade e o motivo desse post. Isso tudo aí em cima foi só para conseguir explicar o que vem a seguir. A moda, justa como é, cheia de altos e baixos, vem agora de baixo tentando fazer humor. Isso porque a designer e consultora criativa, Jessica Kagan Cushman, cria coleção de bolsas com a frase: ‘’My other bag is...’’, que explica mais ou menos o seguinte (para quem passou a acreditar que a moda high-low da Prada era a verdadeira moda high-low), ‘’Oi, não se preocupem, eu continuo sendo muito chique, hoje estou usando essa bolsa, mas a minha outra bolsa é Prada’’. Existe idéia mais original? É o bom humor e a crítica juntamente com a moda.




O preço dessas piadinhas custa de 47 a 62 euros na loja francesa Collete , o que sai por volta de uns 200 reais para quem pede do Brasil (inserido valor do frete). Tudo bem, tudo bem, vamos admitir que essa moda não vem tããããão de baixo assim (já que as bolsas são feitas de lona), mas que sai mais em conta do que as bolsas de 3.000 euros da Prada pode ter certeza.

Mas calma, também não vamos criar agora a ditadura low do high-low, você não precisa comprar, mas pelo menos precisa admitir a criatividade do modo de fazer crítica da Jessica Cushman.

---




Olá, eu sou Carol, mais conhecida com Lola, e vim dar minha contribuição para o site da Any e da Marília. Além de amar moda, uma paixão meio óbvia para quem escreve nesse blog, eu amo pessoas que fazem moda com pouco dinheiro e muita criatividade. Eu tenho milhões de estilos e odeio me reduzir a um só, ora quero vestir Triton, ora quero me vestir como se estivesse no Capão (com direito a coturno e tudo). O que eu mais gosto é de estilo. Antes de entender de moda, alguém tem que ter estilo. Adoro listras, xadrez, bolinhas, renda, laços, meia-calça, sandália gladiadora. Lojas dos sonhos: Mandi & Co., Espaço Fashion, Farm, Marfinno, Triton; e para sapatos: New Order, Melissa, Andarella e Santa Lolla.

Um comentário: