quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Carta da Editora | Trabalho escravo não é Fashion.


Demorei pra escrever esse post sobre a Zara, eu sei. Primeiro porque precisava me inteirar direitinho do caso já que estava dormindo na hora do programa A Liga, segundo porque me atingiu bem mais do que o caso da Arezzo.
Pois agora, depois de pensar e ler muito sobre todo o ocorrido, eu que sempre fui cheia de opiniões sobre tudo resolvi me manifestar.
Sempre fui Fã das peças da Zara pela sua qualidade de roupas caras com um preço amigável. Mas a que custo?A custo de trabalho escravo, jornadas exaustivas e trabalho infantil? Não, obrigada! Essa eu passo.
Se usar pele de animal é cruel e desnecessário, dói muito mais ver as imagens das oficinas onde essas trabalhadores "moram".
Esse post não vem em tom de denúncia ou indignação. É pior, vem em tom de tristeza, de decepção.
Quem é apaixonado por moda sabe o quanto é importante se confiar em uma marca a ponto de indica-la. E perceber que essa marca não merece a nossa confiança decepciona sim. Não compro, não indico e não quero nem pisar mais lá!
E o que mais me deixa triste é que poucos blogs de moda falaram do assunto. Vamos continuar incentivando esse tipo de pratica em nome da vaidade? Me recuso a ser assim, mesmo que isso me custe um blazer laranja lindo que eu tava namorando. Prefiro dormir com a certeza de que não colaborei com essa ação.
Para saber mais assista a denuncia do programa A Liga:


Fico aguardando o comunicado da Zara Brasil e do grupo Inditex com explicações. Se é que tem como explicar.

Up: Me mandaram agora a seguinte reportagem "Em comunicado, o grupo diz que "repudia absolutamente" as práticas do fornecedor acusado e que a Inditex, ao ser informada sobre a prática de terceirização não-autorizada, exigiu que a situação fosse regulzarizada imediatamente. "O fornecedor assumiu totalmente as compensações econômicas dos trabalhadores tal como estabelece a lei brasileira e o Código de Conduta Inditex", informa o grupo." Fonte: Portal Ig

2 comentários:

  1. você viu a retratação da zara? ela terceiriza a produção, não tinha culpa nenhuma não, mas de qualquer já pediu desculpas, já pagou todas as indenizações possíveis aos trabalhadores explorados e se retratou assim.

    ResponderExcluir
  2. Anonimo,
    a zara tem culpa sim! A terceirização da confecção das roupas é uma terceirização ilícita por se tratar de uma terceirização de "fim" e não de meio.Ela deve responder, ao menos, pela terceirização ilícita e o razoável é que ela responda de forma subsidiária os encargos trabalhistas.
    Pagar a indenização não é suficiente para retratar a humilhação, as péssimas condições de higiene que podem , inclusive, ter causado alguma dano a saúde. E quanto a contribuição ao INSS? Ao tempo de contribuição para que esses trabalhadores tivessem acesso a um sistema de seguridade social?

    Temos que parar de olhar as coisas só pelo lado do dinheiro. O trabalho em condições dignas é um direito de todos!


    Beeeijos,
    Isabela Maia
    qualasuacor.com

    ResponderExcluir