segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como usar: Roupa de Inverno


Oba! Hoje tem mais um post da série "como usar"! 
Semana passada foi o primeiro dia de inverno e parece que vamos ter um inverno de verdade em Salvador. Além disso essa é a época de férias, em que as pessoas viajam mais para lugares frios do Brasil como interior da Bahia, São Paulo e Gramado. E ainda tem aqueles que viajam para outros países como Argentina e Chile. Mas, o que devemos usar em cada "tipo de inverno"? Como se vestir bem sem parecer fora de contexto? Pois o bagunça de armário vai lhe ensinar!



Inverno Soteropolitano: vento, chuva e um pouco de frio.

Não existe inverno em Salvador sem chuva! Portanto um artigo indispensável é o guarda-chuva. E como aqui venta muito não dá pra ser sombrinha, daquelas que bota na bolsa. Hoje em dia já existem muitos charmosos e legais de usar, fugindo do famoso guarda-chuva preto. Para as mais moderninhas aqui é o lugar ideal para experimentar as tão faladas galochas. As básicas podem ser usadas como bota normal, as estampadas precisam de um certo cuidado. Se você tem batata grossa que nem eu é bom evitar. Como por aqui anda fazendo um certo friozinho as sais longas são super aconselháveis. Elas encobre as pernas e deixam o visual cheio de estilo e personalidade. Para usar saia curta aqui vai a dica: encubra os braços e os pés! Um casaquinho na bolsa é sempre bem vindo e fica charmoso se usado com vestido ou pra levantar uma produção básica como jeans e camisa branca.



Inverno do Interior: frio, com vento e pouca chuva.

Muita gente tem parente no interior e aproveita as férias pra visitar a família. Acontece que cidades litorâneas são mais quentes do que cidades longe do mar. Por isso mesmo apostar nas camisas de algodão são uma boa. Isso porque o algodão deixa tudo mais quentinho. Abuse dos vestidos longos e saias compridas. Se o lugar pra onde você for viajar for muito frio vale a pena investir no tricô,  vai bem com saia longa ou curta. E no caso da última não esqueça da meia calça! (a gente já ensinou a usar, lembra?)


Inverno Paulista: Muito frio, chegando a temperaturas de até 12º.

Para quem tá acostumado ao calor soteropolitano 12º é pra morrer congelado! Abuse do tricô, de preferência os mais grossos.  Meia calça de fio grosso é ideal pra quem quer sair de saia o short. Prefira as de acrílico. Na parte de cima invista em casacos estilosos como a Jaqueta Aviador que é bastante quentinha por ser feita de couro e forrada de lã. Nos pés vá de bota ou sapatos fechados.



Inverno Gaúcho (ou de fora do país): Inverno gelado, as temperaturas podem chegar até abaixo de zero e é possível nevar.

A regra é simples: tudo que foi usada no inverno de São Paulo, muda apenas o material e comprimento! Aqui é pra abusar da e do couro, os casacos longos como o sobretudo ajudam a esquentar ainda mais. Não se esqueça dos acessórios: Cachecóis, pashminas, luvas, chapéus e meias. E não descuide dos pés, deixe eles encobertos. Uma outra forma legal de se proteger são as sobreposições! Se você for magrinha pode usar até dois casacos juntos, um curto e outro longo. Pra não engordar prefira usar um colete por baixo do casaco ou ainda uma blusa mais fina. 

E para aqueles que ainda duvidam inverno combina com óculos escuro sim! Afinal a claridade ainda está lá e a gente não precisa ficar incomodada só porque alguém disse que óculos só se usa no sol. 

Agora você já sabe como se manter quentinho durante as férias de inverno, basta decidir o destino da viagem!!

Um comentário:

  1. Eu bem queria um inverno com menos de 23 graus em SSA, usar meia grossa e montes de cachecóis, mas pensando na minha irmã e a temperatura negativa, acho que fico por aqui mesmo...

    ResponderExcluir