domingo, 8 de maio de 2011

Por aí | Chile - final

Valparaíso. Foto: Reprodução

Eu sei que já não tem mais nem graça falar da viagem ao Chile, de tanto que demorei pra escrever essa postagem final. Peço mil desculpas à todos e vim falar de mais duas dicas turísticas - as cidades de Valparaíso e Viña del mar - e do que vocês mais devem querer saber: Compras!


Turismo:

Na Recepção do Sheraton - um dos hotéis de que falei - havia uma banquinha de uma empresa de turismo que oferecia pacotes para conhecer diferentes lugares do país. Como fomos no verão, e não havia neve na cordilheira, optamos por um city tour nas cidades costeiras de Valparaíso e Viña del Mar. 


Foto: Any Valette

Valparaíso é uma cidade portuária conhecida por seus morros e casa coloridas. Foi declarada Patrimônico Cultural da Humanidade pela UNESCO (pelourinho feelings), e é a cidade mais charmosa que já conheci. Me apaixonei pelo lugar. Só não falo mais porque foi passeio rapidinho de carro pela cidade.

Reñaca. Foto: Reprodução

Viña del Mar é uma comuna da região metropolitana de Valparaíso. Viña é conhecida por seu cassino - que é lindo por fora, mas de cujo interior nada posso contar - e por ser o principal destino de veraneio do país. Em Viña fica a praia de Reñaca, destino dos ricos e gente bonita chilenos. Além da água estupidamente gelada do pacífico - muito gelada mesmo. De você pôr o dedo do pé e sentir frio até na nuca. - o que me marcou na praia foi aquela cara de praia da costa oeste em filme norte-americano (e llorando se fue tocando ao fundo).


Compras:

No quesito compras tenho também dois tópicos para falar: o Parque Arauco Mall e as lojas de departamento chilenas.

Parque Arauco. Foto: Reprodução

o Parque Arauco Mall é um shopping center de conceito diferenciado: além da área de compras convencional, o shopping conta com um boulevard onde é possível encontrar vários bares e restaurantes, e onde a programação cultural é bem ativa. Foi lá em que fiz as melhores compras do mundo: comprei uma jaqueta e uma calça da Ellus - numa loja de departamento e na loja da Ellus, respectivamente - a pouco mais de cinquenta reais cada. Era promoção de troca de coleção ou qualquer coisa assim, mas, me diz, quando você acha isso aqui no Brasil? Foi no Parque Arauco também que eu entrei nas lojas de departamento chilenas. Tem a Paris - que é ótima - a Falabella - em que eu pirei por ver que tinha Topshop (e não curtir nada da topshop ;/) - e a Ripley, em que há cosias de marca a preços de loja de departamento.

 O bacana de lojas de departamento no Chile é que elas seguem o cenceito original, assim que, nelas, é possível encontrar desde informática até veículos - sério. Numa Falabella, acho, vi uma moto vendendo. 

E é isso. Acaba aqui o relato da minha viagem ao Chile. Espero não só ter apresentado um pedacinho do Chile para vocês, mas també ter inspirado vocês a escolherem o próximo destino, além de ter ajudado quem já ia para o país a se programar. Jajá tem mais Por aí pra vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário