quarta-feira, 30 de março de 2011

Turbinando o visual em 5 passos!


Tenho uma amiga que vive reclamando que por mais que ela tenha um armário lotado ela nunca fica "estilosa". Veja bem, não sou exatamente uma It Girl like Olivia Palermo ou Alexa Chung, é bom deixar claro. Mas, como disse no último post, fui amadurecendo junto com o Bagunça e isso se refletiu no meu estilo. E para ajudar essa amiga minha e todo mundo que também quer melhorar o visual sem gastar muito dinheiro que dedico esse post.


1º passo: Conheça o seu corpo.


Se olhe no espelho e se pergunte: O que eu quero mostrar? O que eu quero esconder? O que eu tenho de mais bonito? O que não é tão bonito assim? É importante que você seja sincera. Se conhecendo é que você vai poder saber o que fica bom em você ou não. Fica mais fácil ter bom senso do que é "certo ou errado", do que te valoriza, do que te prejudica. Onde você deve marcar, apertar e o que deve soltar, apagar? Que imagem você quer passar para as pessoas? E mostrando determinadas áreas do corpo você atinge esse objetivo ou afasta de vez? Você não precisa ser de um determinado tipo físico pra ficar estilosa. Você precisa é se conhecer e se valorizar.


2º passo: Defina seu estilo.


Como diz Zelia Duncan "Tudo aqui quer me revelar. Minha letra, minha roupa, meu paladar. O que eu não digo; o que eu afirmo, onde eu gosto de ficar..." Então pense nas coisas que te definem. Qual o seu estilo musical predileto? O que você gosta de comer? Qual suas cores favoritas? Quando você pensa em "roubar o armário" de alguém em quem você pensa? Como é sua rotina de trabalho? Depois de relacionar todas as coisas que te inspiram, te revelam, veja o que elas tem em comum: atitude, meiguisse, romantismo, revolta. Esse é o seu estilo, a sua marca. Você pode ter mais de um, claro! Mas geralmente 2 te definem bem melhor concorda?


3º Passo: Selecione peças chaves.


Estilo definido é mais fácil identificar o que a gente gosta ou não certo? Até porque agora você já conhece o seu corpo e sabe o que fica bem em você. Então selecione peças chaves, aquelas que você usa mais. Escolha  a "3ª peça" que combina com você e com o clima da sua cidade. Prefere coletes? Casacos? Cinto? Meia calça? Ou defina acessórios chave, comprimentos chave, algo com que você se identifique. Eu, por exemplo, sou fã de comprimentos mini. E, por isso mesmo, entendo que não adianta comprar nada midi pois não vou usar. Identificar o que você gosta ajuda a evitar comprar coisas desnecessárias só porque alguém disse que vai ficar legal em você. E é essencial para montar looks que você se sinta a vontade, se identifique. Usar roupas que outra pessoa escolheu é como usar fantasia. Aquilo não é você! É sua mãe, sua amiga, a vendedora...


4º passo: Arrume seu armário (e o armário antigo da mamãe e da vovó também!)

O passo mais óbvio e por isso mesmo a gente esquece! Doe para alguém as roupas que você não usa mais. Nada de apego! Se uma roupa está no seu armário a pelo menos 6 meses e você não usou sinto muito mas provavelmente você não vai usar! E aí ela fica ocupando espaço para outras coisas legais e mais úteis. Sem falar que arrumando o armário você sempre descobre coisas que nem lembrava que estavam lá e que são legais e ficam ótimas em você. E faça uma faxina no guarda roupa da mamãe, da vovó, da tia, da irmã... troque peças suas que você não usa por coisas antigas delas (que elas não usem também, é claro). Só aí você vai ter condições de definir o que precisa comprar. Tenha sempre coisas básicas, para o dia-a-dia, e para todas as estações. Não adianta nada ter tudo de verão e nada para os dias chuvosos né? E invista em lingerie! Não só para o namorado mas pra você também. Lingerie errada pode acabar com o visual!



5º passo: Inspire-se!

Escolha pelo menos 3 pessoas que tem relação com seu estilo e com seu corpo e repare em como elas se vestem. Procure ler blogs, olhar lookbook, tumblrs etc. Salve tudo que te agrada. Tenha sempre os catálagos das suas lojas preferidas e recorte todos os looks que se parecem com coisas que você tem no armário. Observe as vitrines. Mas lembre-se sempre de que as roupas devem se adequar a você (e não o contrário). Se você tem cabelão vermelho, repicado e cheio de atitude não vai querer copiar um look mais sem graça só porque achou bonito na vitrine. Vendo pessoas com o mesmo estilo que o seu você acaba se inspirando com o que tem no armário e fazendo compras melhores.


Eu sei que o post era em 5 passos mas acho que essa dica está contida em todos os outros. Acima de tudo seja você. Mesmo que seja estranho ou bizarro (pitty feelings). Nada disso adianta se você passa a se vestir ou se comportar pra agradar outra pessoa. Seja coerente com o que sente, com o que você é, com o que quer ser, e aí sim fica bem mais difícil errar!

8 comentários:

  1. Para guardar no bolso e lembrar sempre!

    Colocarei no meu mural. :)

    ResponderExcluir
  2. O livro Confidencial de Constanza Pascolato tem ótimas dicas. Inclusive a de nos inspirarmos! Sem contar que é muito gostoso descobrir sempre mais sobre nós para facilitar a vida e ficarmos mais bonitas!

    ResponderExcluir
  3. post super importante!! realmente funciona esse passo a passo!! não tem erro não! bjoss

    ResponderExcluir
  4. adoreeei o post! muitíssimo bem feito e útil!
    só discordei do "defina seu estilo" acho que dá pra acordar cada dia de um jeito e montar o que queremos ser naquele dia... heheh

    adoro seu blog e já estou segindo. também te linkei lá nos meus "elegantíssimos"!
    se gostar do meu, me segue também :)

    beijinhos,
    http://efusivamentedeselegante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo elogios meninas!!!
    Amandinha já comprei esse livro só não parei pra ler ainda sabia? Mas vou parar!
    E sim, Gabriela, você pode acordar cada dia de um jeito, mas geralmente tem 1 ou 2 estilos que te definem mais. Você que não percebe mas sempre recorre a eles de base!

    ResponderExcluir
  6. Adooorei o post!!
    Bjuxx

    Talita
    mundodataly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Só descobri isso tudo quando decidi abolir o guarda-roupa.
    Dica aprovada!

    ResponderExcluir