sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Por aí: Guia do Rio de Janeiro

De um lado Copacabana, do outro a Urca. Bairro do Rei Roberto Carlos!

Uma das novas sessões do Bagunça é a "Por aí". Onde a gente vai dar dicas de lugares que visitamos seja cidades diferentes ou regiões menos conhecidas de Salvador. Pra inaugurar a sessão vim fingir que sou guia turístico e falar pra vocês de como foram as minhas férias de verão! Recentemente passei um mês no Rio de Janeiro. Além da cidade ser uma cidade linda foi ótimo pra rever a família materna, que já estava bastante esquecida.
Como agora vem por aí duas ótimas oportunidades de viagem (Carnaval e Páscoa) vou apresentar aqui um mini guia, baseado na minha viagem, de coisas legais pra conhecer na cidade maravilhosa. Dividi ele em quatro etapas: passeios turísticos, gastronomia, compras e diversão.


Passeios Turísticos (parte I)

Contemplando a vista do Cristo Redentor.


Pela manhã

Um ótima pedida pela manhã é visitar o clássico Pão de Açúcar  O passeio custa R$ 44,00. Mas vale muito a pena! De lá do alto você tem uma visão privilegiado do Rio de Janeiro. São duas estações. A primeira tem réplicas dos primeiros bondinhos e estátuas em homenagem aos seus criadores. É onde fica também a praça de alimentação, além de um ambiente extremamente confortável com bancos gigantes e espreguiçadeiras pra poder relaxar e curtir o visual. Essa estação você pode chegar através de caminhadas e escalando, mas não te dar o direito de subir para a próxima. a segunda estação (da foto lá em cima) é de onde se pode ver Copacabana e a enseada do Botafogo. Lá tem um museu contando a história do bondinho e como ele se relaciona com a cidade. A vista é encantadora!
Outro clássico o Cristo Redentor (foto acima) lhe dá uma sensação única de liberdade. É como se você realmente estivesse perto de Deus (por isso mesmo esse passeio, devido a questões pessoais, emocionou muito minha família). O valor é de 36,00 reais pra subir e descer, você pode ficar lá quanto tempo quiser. No dia que a gente foi o trem ainda veio com direito a uma banda de samba pra alegrar a viagem! O ruim do corcovado é que a depender das nuvens você não consegue enxergar nada.
Mas de todos o passeio mais delicioso na minha opinião é o Jardim Botânico. E super baratinho (5,00 reais por pessoa)! Eu poderia morar lá dentro! No meio de milhares de árvores gigantescas e flores lindas. Lá você encontra museus da época que Dom João almoçava lá todos os dias (tem até a mesa onde ele comia!) e plantas de 1800 e antigamente, como as palmeiras imperiais! O passeio é longo, mas vale muito a pena.
Olha eu na mesa dos banquetes imperiais!
E pra quem gosta de praia aqui vão as minhas dicas! A maioria das praias cariocas são conhecidas pelo seu posto, uma espécie de sinalização que abriga banheiro e chuveirões. Em Ipanema o posto 9 é o mais movimentado e cheio de gente bonita. Lá também ficam as barraquinhas GLS, tem até o sofá da Madonna gente! Em copacabana o melhor lugar é o posto 5, eu ia lá quase todos os dias! É bem mais tranquilo que Ipanema. Por fim a prainha, point dos surfistas lá o legal é chegar cedo. A prainha é protegida por um monte, coberto pela Mata Atlântica, que dá a ela um visual único mas também "rouba" o sol durante a tarde.


No próximo post você ver a finalização de pontos turísticos com a parte histórica e lugares legais pra assistir o por-do-sol! Espero vocês!

3 comentários: