segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

“A gente não leva a sério mesmo quem posa de hipster por aí. Ao contrário”, diz a editora de moda Erika Palomino. “O que vale hoje é uma atitude ‘efortless’. Ou seja, a pessoa que é legal sem parecer que faz força para isso.”

Há algum tempo penso em escrever sobre a atitude (nem sei se chamaria de atitude, já que aparência me parece muito mais apropriado) “efortless”, e essa frase da Érica só me deu um empurrãozinho para fazê-lo, muito embora minha reflexão pouco tenha a ver com Hipster (aliás, ouçam essa música, é ótima ), mas com beleza.

Eu sempre tive um conceito muito peculiar de beleza. Para mim, bonita é aquela criatura que já acorda bonita (Claro que aqui foi o ponto em que desenvolvi uma série de problemas de auto-estima, mas quem liga?). Nada contra maquiagens, escovas, chapinhas, baby liss e todos os outros aparatos que dão aquela forcinha, mas, ao meu ver, o papel deles é te deixar melhor.

De verdade, durante muito tempo fui contra chapinhas, por exemplo. O que não entendia então era que eu era contra o efeito fake da chapinha. Se não vai parecer que você nasceu lisa, querida, então pra que tanto esforço? Não é bem melhor cuidar dos cachos para poder ostentá-los? O mesmo para maquiagem. De que adianta se entupir de blush e de pó se for ficar parecendo que você acordou três horas mais cedo que o resto da humanidade? Nem vale a pena, hein. Muito melhor investir numa maquiagem corretiva e ficar com cara de rica bem hidratada e levemente bronzeada, porque você não é a Gisele e usa protetor solar, né?

Acho muito válido lançar mão de todos os processos estéticos ao seu alcance. Mas é aquela coisa, sabe, de nada vale esticar o rosto se for para parecer a Glória Maria. E, olha, o mesmo vale pra hora de se vestir. Se não te for natural usar uma calça de couro e sapatos de três metros de altura, então pra quê, filha? Desiste e vai ser feliz de jeans e all star, mesmo.

http://gabrielpardal.tumblr.com/


(quer ter certeza de que naturalidade faz diferença? Compara a Zooey Deschanel e a Katy Perry :* )

Um comentário: