quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Feeling Geek: Scott Pilgrim


Scott Pilgrim é o que alguns amigos meus chamam de pós-adolescente: já não dá mais para chamá-lo de adolescente, mas ele também não é exatamente um adulto. Com vinte e poucos anos, Scott está entre empregos (um bom eufemismo para desempregado), é baixista numa banda de rock, tem uma namorada bonitinha e mais nova e, sobretudo, é o personagem principal da série de quadrinhos que leva seu nome.

Quando a série, de Bryan Lee O’Mailey, ganhou repercussão e virou o filme estrelado por Michael Cera (de Juno), vi algumas referências no Tumblr e ouvi um amigo falar bem. Foi o suficiente para despertar curiosidade. Um tempo depois outro amigo (oi, João!) me passou o filme e os livros, e quem me acompanha nas redes sociais viu o estardalhaço que fiz enquanto os consumia. Isso porque os adorei!


A história toda gira em torno do nosso anti-herói, que parece não se encaixar muito bem nessa nova vida de adulto (quantas pessoas você conhece que são assim? ). Assim, Scott vai equilibrando o tempo entre dormir, jogar videogames, ensaiar com sua banda e sair com sua mais nova (literalmente) namorada, Knives Chau. Até que ele conhece Ramona Flowers, uma entregadora da Amazon que acaba de se mudar para o Canadá, e se apaixona. Como se não bastassem o cabelo diferente e o passado misterioso, Ramona traz ainda na bagagem sete ex-namorados malvados que querem tomar o controle de sua vida amorosa. Se quiser ficar com ela, Scott terá não só que ser maduro o suficiente para não magoar Knives, mas que lutar com cada um dos sete ex- de sua nova paixão. Tarefa nada fácil.


A série é composta por seis livros (aqui no Brasil, a Cia das Letras compilou os volumes e os publicará aos pares), e, em meio a lutas com ex-namorados malvados, brigas com Ramona, beijos inesperados e o fantasma de uma própria ex sua, a superstar Envy Adams, acompanhamos Scott durante todo um ano de amadurecimento, permeado por gags da cultura pop e por linguagem de videogames. Se você gosta de uma leitura leve e somehow envolvente, e quer tentar começar a ler Graphic Novels, Scott Pilgrim é uma boa série pra isso. Eu só diria para ter mais cuidado com o filme – é um bom filme, mas meus amigos menos nerds/geeks/whatever acharam o roteiro meio fraco e o filme meio longo demais – mas, ainda assim vale a pena tentar. Nem que seja só porque você achou o Michael Cera fofo em Juno.

2 comentários:

  1. Ahh na verdade o ator é ruim para fazer o Scott o roteiro pe interessante se vc conhecer e parar apara analisar as referencias nerds contidas na historia... o final do filme resumidademente é bem mais interessante que o dos quadrinhos...

    ResponderExcluir