quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Centro Técnico do TCA promove Oficina e Bate-Papo com Jum Nakao*

(Divulgação) O Centro Técnico do Teatro Castro Alves promove nosdias 6 e 7 de dezembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, uma oficina com o renomado estilista, artista plástico e designer Jum Nakao, que se tornou mais conhecido pelo grande público quando, em julho de 2004, realizou, na São Paulo Fashion Week, uma performance em que, ao final do desfile, modelos rasgaram suas roupas feitas de papel vegetal confeccionadas em mais de 700 horas de trabalho. Intitulada Modelar - Inovações – geometria x corpo x espaço, a oficina tem inscrições abertas até o dia 30 de novembro.

Os interessados em uma das 20 vagas disponíveis devem comparecer no Centro Técnico do TCA (Piso -3) portando cópia de RG, currículo e portfólio para avaliação, entre 14h e 18h. O resultado das inscrições será divulgado no blog do Centro Técnico e aqui no site do TCA no dia 3 de dezembro.

Conversa Plugada – Ao final do segundo dia da oficina, às 19h30, na Sala do Coro, Jum Nakao participará de mais uma edição do projeto Conversas Plugadas, criado em 2007, com o objetivo de reunir profissionais de destaque no cenário artístico nacional e internacional para uma troca de experiências com o corpo técnico do TCA e com o público em geral. Para se inscrever os interessados devem enviar e-mail com nome e área de atuação para o endereçoconversas.plugadas@tca.ba.gov.br.

Durante o bate-papo, Nakao falará sobre sua carreira e, também sobre o treinamento do olhar para a questão da modelagem, questão amplamente discutida nos âmbitos acadêmicos e empresariais. Tendo este tema como objeto de discussão e análise recorrente, o artista plástico e designer Jum Nakao propõe a revisão dessa perspectiva do olhar “modelagem” através de uma série de atividades em formato de workshop.



*Texto retirado do site do TCA
Foto: Reprodução

2 comentários:

  1. Adorei seu blog e já estou te seguindo... depois dá um pulinho lá no meu...

    www.achochicc.blogspot.com

    beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pô, arrasou! O legal dessa coleção do papel do Jum é que eu era gurizinho quando aconteceu e eu lembro que chegou a passar no Jornal Hoje. Foi emotion, rs
    É interessante como a ousadia pode fazer com que você seja catapultado ao sucesso. O Jum é um exemplo para os designers que apostam em cópia e deixam de lado a questão autoral. Na época, o Jum Nakao tava quebrado, falido, e essa seria a última coleção dele, então ele tinha falado com os parceiros que ele ia fazer a coisa mais comercial possível pra se reerguer financeiramente. Um dos parceiros disse o contrário, que, já que era a última vez, que eles deveriam fazer o mais conceitual possível, 'arrebentar com a boca do balão'. E deu (muito) certo, trouxe muito reconhecimento ao Jum Nakao e hoje ele é um dos artistas plásticos mais respeitados do país. É esse tipo de coisa que me inspira a rejeitar o mais-do-mesmo e os modismos da indústria.

    ResponderExcluir