segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Desabafo (ou "Discutir Moda")

Que os nossos olhos brilham toda vez que lemos ou vemos algo das maiores semanas de moda do mundo, não há novidade. Só de pensar em respirar um bocadinho o mesmo ar e ver as tendências dos mais famosos estilistas em primeira mão, os olhos de uma grande parte das pessoas que curtem moda brilham. Mas será que só desses grandes e já renomados eventos vive o mundo da moda?
Nos últimos meses, só que eu me lembre, Salvador sediou o Bahia Moda Design, o Barra Fashion Mall e o Movimento de Moda Iguatemi (os dois últimos vinculados a shoppings centers soteropolitanos), além do 1° Seminário Nacional da Moda (realização do MinC, numa tentativa de incluir moda nos programas de incentivo do governo). Todos estes eventos tiveram como traço comum fazer com que a moda extrapolasse os limites das passarelas. Gosto dessas iniciativas, porque, de verdade, eu acredito que é preciso levar moda além das “novas coleções”: porque se não, vestir-se deixa de ser um ato de expressão e passa a ser mero consumismo, né?
Discutir moda não devia ser só olhar pras tendências, tentar imitar e fazer compras antes de todas as suas ameegash: Devia ser poder levantar a bandeira do confortável-mas-bonitinho, do visto-me-de-acordo-com-minhas-ideologias ou mesmo do visto-me-de-acordo-com-o-meu-(mau)-humor. Não reclamo de quem tem arroubos consumistas, ou objetos de desejo que no fundo nem são tão diferentes assim do que já se tem em casa – eu mesma sou assim, às vezes – mas gostaria de ver um pouco mais de leveza e pessoalidade no discurso do mundinho fashion, em detrimento do tão usado “eu quero / eu preciso do mais novo”.
Sei que o discurso parece (e é!) batido, mas eu precisava desabafar – antes de voltar com tudo a essa nossa bagunça diária – ou eu nunca mais ia conseguir procurar informações pra vocês, leitores queridos. Explico: adoro moda, adoro a indústria fashion, mas odeio consumismo exacerbado, e de vez em quando me encho de ler mais do mesmo sobre o produto A ou B. Prometo que agora volto a postar conteúdo com mais freqüência aqui no Bagunça, seguindo sempre a idéia inicial, que é pesquisar moda e manter sempre esse quinhão de personalidade: o so called Estilo Pessoal que tantos procuram :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário