domingo, 3 de outubro de 2010

Atenção para os pés! (ou Watch your Loboutin!)


O Post de hoje é do @teo_almeida, lembram dele? Queria pedir um milhão de desculpas, porque este post dele está nas minhas mãos há, o quê? Quase um mês? Mas minha vida andou meio louca, então acabei deixando o blog um pouquitinho de lado... Desculpas!




Em tempos de New York Fashion Week, Manifesto Yves Saint-Laurent, Editoras da Vogue saindo por aí com fashion bloggers e outros baphos fashion, é bom a gente deixar nossos pézinhos onde eles podem tocar. E é justamente sobre o que seus pés vão calçar que eu eu venho falar aqui.


Devo admitir que sou mais uma daquelas pessoas chatas que custam a digerir uma nova tendência de sapatos. Primeiro foram as ankle boots, depois as clogs, e agora a gente tem um bocadinho de tendências novas.

Vou começar falando da mais legal: o sapato Oxford. Diz-se que o primeiro sapato masculino de cadarço, ganhou esse nome porque foram bastante usados pelos estudantes da Universidade de Oxford quando criados. Seguindo a tendência das mulheres assaltarem a bagunça dos armários dos meninos, os Oxford também calçam os pézinhos da mais lady das ladies. Por ser baixinho, não deixa o look feio de maneira alguma, a única coisa que vai fazer é modernizá-lo e tirar aquele ar todo mocinha. Não há nenhuma formula absurda de styling pra você poder usá-lo - apenas use-o como se fosse uma sapatilha. Pro verão, não aconselho usar meias, pode esquentar e blablablá, além do hit mesmo ser oxford sem salto e sem meia (ou com meia invisível). Se olhar pro look no espelho e ficar enjoada de tanto açúcar, dá-lhe um bom Oxford que a vida fica melhor.


Eu torci um pouquinho o nariz pra os Oxford masculinos da M:Zero, linha masculina da Melissa, mas eu sei que vou acabar comprando um nesse verão, porque cansei de Converse Chuck e sapatinhos de bom moço. Mas, pra falar em coisa boa, as melhores versões do Oxford do Verão 2010 brasileiro, sem dúvida, foram os da British Colony. Baixinhos, sem salto e com aberturas do lado são o complemento perfeito pra qualquer look matutino no verão. Também tem o da Printing, também sem salto e com tachinhas e o da Graça Ottoni, com brilho metalizado e salto baixinho - prontos pra festa.

Se eu tenho uma dica pra dar é: um vestidinho curto, um casaquinho de tecido levinho, e um cintinho fino amarrando os dois por fora (dê um nó no cinto, ao invés de fechá-lo convencionalmente: truque styling das fashionistas européias) e jogue um belo Oxford em baixo. Pronto, tá linda!

Boa notícia para umas, má para outras, as contraditórias clogs continuam up. Depois da Chanel tê-las colocado numa coleção inteira, depois da Alexa Chung ter aparecido com um par, elas se tornaram febre e conquistaram os pés até das mais conservadoras. Dão um ar casual, despojado e natural a qualquer look - o que a moda tem procurado,fazer na última década-, o que nem todo salto faz. Tem gente que ainda torce o nariz, eu me acostumei e passei a dorar, mas não dou muito mais que uma estação pra elas sumirem de vista. Mas enquanto as clogs continuam lá encima, eu vejo as ankle boots caírem, agora todo mundo aposta em sandálias. E quem apostou nas sandálias abertas com meias, acertou. O styling apareceu primeiro no Verão 2010 da Dior e teve também no Alexander Wang, Marni, Lanvin, Miu Miu (que colocou até cruissader com meia aparecendo), Martin Margiela (que enfiou a metade de uma calça inteira lá dentro), além da japonesa Comme Des Garçons que, talvez por ser bastante ‘conceitual, ninguém percebeu que ela investe nisso já faz tempo, e faz isso com Oxfords. Esse truque de styling nem é nada do além, mas tem muita gente que dá aquela olhadela... Também a gente não pode fugir um pouquinho do padrão da massa que já caimos nas línguas afiadas. Pro Brasil, e agora pro Verão, é recomendável usar uma meia mais fininha, é claro, pra enfrentar o calor. E, se for o caso, deixe pra usar à noite. Recomendo usar um vestidinho curto bem ladylike com uns florais e, de preferência, acinturado ou joga o charme do cinto com nózinho que eu já contei. Faça uma combinação com tons que já tenham no vestido, ou com a cor de algum acessório. A cantora britânica Florence Welch dá a dica com seu neo-folk romântico, e a modelo celebrity fashionista rocker maluca Agyness Deyn também dá seus pitacos.

Nada muito pesado, a não ser que você seja fashionista de sangue, aposte num look total masculino, com direito a terninho, chapéu e calça social preta com barrinha dobrada, e jogue uma sandália aberta bem baphônica e uma meia fininha cinza. É só questão de criatividade e bom senso pra não se deixar virar uma fashion victim.
Da esq. para dir.: Florence W. com sandálias e look boudoir romântico. Agyness Deyn casual de Oxford e meias; e louca, doida varrida com open-sandals+socks na London Fashion Week.
Arrasa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário