segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Como armazenar esmaltes?

Pra quem ainda não sabe eu sou louca por esmaltes! Tenho no total 87 vidrinhos (contando com tratamento e coberturas - matte, modificador de cor, extra brilho etc).
E como guarda-los?
Não é difícil encontrar quem largue jogado em caixas, gavetas, necessaire e por aí vai. Mas você sabia que isso estraga o esmalte e faz com que ele dure menos?
Esmaltes são, em sua maioria, feitos de celulose, resina, pigmento e solvente. Quando deixamos os vidrinhos abertos o solvente evapora mais rápido deixando o esmalte bem mais grosso que o habitual.
Pra evitar que os esmaltes fiquem bifásicos é necessário que se deixe em local arejado. O calor faz com que as moléculas dos corantes e solventes se quebrem, dividindo.
Mas o mais importante de tudo é deixar sempre os vidrinhos de pé. As moléculas tem mais dificuldade em si separar em vidrinhos em pé, além disso eles não engrossam com tanta facilidade e nem ficam esbranquiçados quando guardados desse jeito pois ficam mais estáveis nessa posição.
E pra mante-los assim a gente usa a criatividade!! Da pra dividir por cor (que nem eu faço), por marca ou por tipo.
Pra minha coleção comprei uma caixinha multi-uso e coloco todos em pé. Na parte de cima fica a parte de cuidado (acetona, lixas, polidores, fortalecedor etc). Cabem uns 90 esmaltes nela (tô nos 87 e ela tá ficando apertada!) e é bem prática e da altura ideal pra mante-los na vertical.

E você? Como guarda os seus esmaltes?

2 comentários:

  1. tenho alguns esmaltes em casa também, mas nada perto de um número que possa ser chamado de coleção. confesso que tenho procurado um modo para deixá-los em pé, justamente porque soube que é melhor, mas ainda não consegui.
    vou tentar essa caixinha que você falou!

    bjoooo


    http://armariodemadame.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. shame on me. os meus ficam numa necessaire... ¬¬ mas eu ando tão sem espaço... preciso de uma caixa!

    ResponderExcluir