sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aparência reflete na decisão do seu voto?




Talvez vocês não tenham se dado conta do poder de expressão da moda no jogo político. Já analizaram como Dona Dilma anda toda repaginada? Ou como Marina deu uma melhorada no estilo? E que Serra tem aparecido com cores mais claras, tons pastéis (principalmente o azul), dando a ele mais jovialidade e simpatia, reparou?
Em 1994 surgiu os primeiros estudos sobre esse aspecto. A professora Linda Bulik publicou seus estudos intitulados "A guerra do look - Brasil x França: Estudo comparativo de duas campanhas eleitorais".
Onde analisa a campanha dos então candidatos brasileiros:
Fernando Henrique
Cardoso (PSDB) e Luis
Inácio Lula da Silva.
FHC representava a elegância e intelectualidade. E para isso aparecia sempre de óculos de grau reforçando a pose de intelectual. Usava ternos alinhados e em modelo tradicional. Já seu opositor usava apenas camisas de manga dobradas o que o aproximava ainda mais das camadas populares afastando o voto da elite.
Em 2002 o candidato petista foi submetido a uma pesquisa de imagem e se viu obrigado a mudar o visual abandonando os trajes que o identificava enqua
nto proletário e passando a usar ternos de estilistas nacionais renomados. Coincidência ou não foi exatamente quando chegou ao poder.
Ok, você ainda não está convencido de que a imagem possa influenciar tanto (ou mais) do que as propostas do candidato. Então vamos as eleições estadunidenses de 2008.
Nas eleições do EUA a aparência dos candidatos John Mccain e Barak Obama refletiam exatamente as propostas que representavam. Enquanto Mccain era a tradição Obama era símbolo de modernidade e vanguardismo aliados a elegância. Exatamente o que um país em crise precisava. Obama virou ícone fashion, sua esposa Michelle figurava entre as listas das mulheres mais elegantes do mundo. Passou credibilidade, ganhou fãs e também as eleições.
A moda para esses homens era indicadora de credibilidade, importância e status e através dela as pessoas emitiam os julgamentos necessários para tomar uma decisão tão importante como a regência do seu país. Quando chegar Outubro e você precisar votar preste atenção a aparência do candidato está influenciando no seu voto! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário