Em 1994 surgiu os primeiros estudos sobre esse aspecto. A professora Linda Bulik publicou seus estudos intitulados "A guerra do look - Brasil x França: Estudo comparativo de duas campanhas eleitorais".
Onde analisa a campanha dos então candidatos brasileiros:
Fernando Henrique
Cardoso (PSDB) e Luis
Inácio Lula da Silva.
FHC representava a elegância e intelectualidade. E para isso aparecia sempre de óculos de grau reforçando a pose de intelectual. Usava ternos alinhados e em modelo tradicional. Já seu opositor usava apenas camisas de manga dobradas o que o aproximava ainda mais das camadas populares afastando o voto da elite.
Em 2002 o candidato petista foi submetido a uma pesquisa de imagem e se viu obrigado a mudar o visual abandonando os trajes que o identificava enqua
nto proletário e passando a usar ternos de estilistas nacionais renomados. Coincidência ou não foi exatamente quando chegou ao poder.
Ok, você ainda não está convencido de que a imagem possa influenciar tanto (ou mais) do que as propostas do candidato. Então vamos as eleições estadunidenses de 2008.
Nas eleições do EUA a aparência dos candidatos John Mccain e Barak Obama refletiam exatamente as propostas que representavam. Enquanto Mccain era a tradição Obama era símbolo de modernidade e vanguardismo aliados a elegância. Exatamente o que um país em crise precisava. Obama virou ícone fashion, sua esposa Michelle figurava entre as listas das mulheres mais elegantes do mundo. Passou credibilidade, ganhou fãs e também as eleições.
A moda para esses homens era indicadora de credibilidade, importância e status e através dela as pessoas emitiam os julgamentos necessários para tomar uma decisão tão importante como a regência do seu país. Quando chegar Outubro e você precisar votar preste atenção a aparência do candidato está influenciando no seu voto! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário